terça-feira, 3 de março de 2009

Verde-Gaio


Embora seja uma dança tipicamente nortenha, o verde-gaio dança-se em quase todas as regiões do País ao norte do Tejo e particularmente no Ribatejo e Estremadura, entre o Lis e o Sado. É uma moda de cadeia com acompanhamento de auto: quadras fixas e várias. Sendo o verde-gaio mais popular no Norte do que no Sul, é curioso notar que é na região entre o Lis e o Sado que o bailam melhor e mais a primor. Em geral o verde-gaio é acompanhado com harmónica ou realejo.

Malhão


Ao malhão também lhe chamam «a moda das caminhas», «a rusga» ou «o Senhor da Pedra». Embora se baile também na Beira Alta, o malhão é uma dança tipicamente minhota, do Minho Litoral, muito semelhante à chula. Dança muito antiga, tem como a chula, acompanhamento de canto: o seu acompanhamento musical é de instrumento e cantador.

Bailarico


É o bailarico uma das mais típicas e características danças populares portuguesas. É também uma dança simples e ingénua, se bem que ritmada e muito movimentada. A sua simplicidade e o seu ritmo movimentado são bem característicos da sua pureza e genuinidade portuguesas. O bailarico é dançado com dois, quatro ou seis pares. No Ribatejo chamam-lhe bailharico.

Fandango




Fandango é uma dança em pares conhecida em Espanha e Portugal desde o período Barroco caracterizada por movimentos vivos e agitados, com certo ar de exibicionismo, em ritmo de 3/4, muito frequentemente acompanhada de sapateado ou castanholas e seguindo um ciclo de acordes característico (lá menor, sol maior, fá maior, mi menor).

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Corridinho


O corridinho é dançado com os pares sempre agarrados, formando uma roda. As raparigas por dentro e os rapazes por fora. Ao girar da roda, os pares vão mudando de lado. A certa altura, "quando a música repica", "o bailado é rebatido", isto é, os pés batem no chão com mais vigor, parando a roda, para prosseguir logo de seguida. Mais adiante, os pares "valseiam", dançando agarrados girando no mesmo lugar, até a música evoluir novamente. Quando iniciam a troca de lugares é sempre para o lado direito em primeiro lugar.

A dança em si

Compreendemos as Danças de Salão e a Dança de maneira geral, como uma forma de expressão corporal, de comunicação e equilíbrio psicomotor. Para além do exercício físico completo que estas exigem também vão desenvolvendo de uma maneira harmoniosa e progressiva.

Com as aulas pretende-se desenvolver nos alunos, para além do ensino de passos relativos a cada uma das 10 danças de salão ou danças de maneira geral, o desenvolvimento de competências corporais, ou seja, o conhecimento do seu próprio corpo, coordenação de movimentos, domínio da expressão corporal, transferência de peso, movimento de anca, … e ainda desenvolvimento de relações interpessoais, construção de sentimentos de equipa e entreajuda.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Tango


O tango foi descrito como: romântico, dramático, exótico, sofisticado, simples e absurdo.
Tal como o Passo Doble, o Tango é uma dança em que o homem também demonstra os movimentos de um toureiro numa praça de touros, guiando o seu par pela pista, dançando com um ar sério, mostrando a seriedade que o toureiro demonstra ao touro.
São demasiado importantes, a postura do corpo e a seriedade na cara.
Nesta dança a mulher é conduzida durante toda a dança, seguindo sempre o seu par.
Tem forma binária e compasso de dois por quatro.

Salsa


Quente, picante, e cheio de sabor latino-exótico.
A Salsa cobre um ampla escala de emoções e expressões musicais. Por isso, nem sempre é rápida e intensa, pode mesmo ser lenta e romântica ou misturar velocidade com sensualidade.
Muitas vezes a música determina o estilo da dança. Se há uma grande quantidade de percussão, as mulheres podem brilhar com os seus bonitos e ritmados movimentos de corpo, e muitas vezes os homens executam o solo.

Jive


O jive é uma dança de salão latina, idêntica ao cha-cha-cha, com origens nos anos quarenta do século XX.
É uma dança rápida, alegre e muito contagiante que não necessita de um espaço com muita área para ser dançado. É sim, uma dança com passos demasiado rápidos e bonitos de se verem.
É uma dança que necessita de bastante tempo de treino, devido à rapidez dos passos.
É um dos ritmos mais descontraídos da dança de salão, não necessitando de muitos problemas acerca de postura.

Cha Cha Cha



Cha – cha – cha é um estilo de dança latino-americano derivado da rumba, do mambo e da dança cubana.
É inspirado no som dos pés dos dançarinos ao arrastá-los pelo chão. É também uma dança com grande movimento do corpo, devido ao facto dos pés terem de estar sempre acentes no chão, o que obriga a uma maior movimentação do corpo.

Esse estilo acabou tornando-se independente, com características próprias de música e dança.

Rumba



Rumba é uma dança cubana em compasso binário e ritmo complexo que influenciou e foi incorporado ao Flamengo.
É uma dança fácil de aprender, é calma, mas também onde os dançarinos profissionais perdem mais de metade do seu tempo a aperfeiçoar.
É considerada a dança com mais amor e paixão das danças de salão.
É uma dança bonita de se ver, visto que se sente uma grande ligação entre o Homem e a Mulher e também pelos bonitos passos utilizados
.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Passo Doble


Passo Doble - Dança originária da Espanha.
Após a 2ª Guerra Mundial, o Passo Doble foi aceite como dança de competição.
Nesta dança a mulher é a "Toureira".
O homem por sua vez é dominado pela mulher, faz movimentos como se fosse o touro, ambos com muito salero coreografam passos, comparando esta dança a uma tourada de Praça.
Os passos são 2/4 com acento no primeiro passo.


É uma dança bastante idêntica ao Tango.