terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Corridinho


O corridinho é dançado com os pares sempre agarrados, formando uma roda. As raparigas por dentro e os rapazes por fora. Ao girar da roda, os pares vão mudando de lado. A certa altura, "quando a música repica", "o bailado é rebatido", isto é, os pés batem no chão com mais vigor, parando a roda, para prosseguir logo de seguida. Mais adiante, os pares "valseiam", dançando agarrados girando no mesmo lugar, até a música evoluir novamente. Quando iniciam a troca de lugares é sempre para o lado direito em primeiro lugar.

A dança em si

Compreendemos as Danças de Salão e a Dança de maneira geral, como uma forma de expressão corporal, de comunicação e equilíbrio psicomotor. Para além do exercício físico completo que estas exigem também vão desenvolvendo de uma maneira harmoniosa e progressiva.

Com as aulas pretende-se desenvolver nos alunos, para além do ensino de passos relativos a cada uma das 10 danças de salão ou danças de maneira geral, o desenvolvimento de competências corporais, ou seja, o conhecimento do seu próprio corpo, coordenação de movimentos, domínio da expressão corporal, transferência de peso, movimento de anca, … e ainda desenvolvimento de relações interpessoais, construção de sentimentos de equipa e entreajuda.